Compra de fertilizantes agora, é estratégia para ganhar preço e garantir entrega

09/05/2017

Este pode ser o melhor momento para o produtor pensar no fertilizante que vai utilizar na próxima safra. As condições de preços nos próximos meses podem mudar e tornar a relação de troca menos favorável.

 

As indústrias de fertilizantes devem adequar a produção com a demanda, que pode crescer nas principais regiões consumidoras. Outro fator que pode intervir, é o ambiente político em nosso País. Além disso, é interessante aproveitar as oportunidades do mercado para barganhar insumos a preços competitivos e reduzir o custo de produção das lavouras.

 

Para o Diretor da Cooperativa Agroindustrial, Milton Antonio Locatelli, “É difícil prever o que vai acontecer com o câmbio e todo o resto, mas neste momento a relação de troca está favorável”, afirma.

 

Outros fatores podem ser analisados sobre o melhor momento para a compra de fertilizantes, por exemplo, observar as entregas de fertilizantes no primeiro bimestre de 2017 com alta de 6,5% na comparação com o ano passado. O motivo teria sido a melhora na relação de troca. No caso da soja, o produtor precisava em Janeiro de 2016 de 21 sacas para comprar uma tonelada de insumo, já em janeiro deste ano, foram necessárias 20 sacas, uma redução de 4% (dados no link http://www.canalrural.com.br/noticias/rural-noticias/precisa-comprar-fertilizantes-esta-hora-certa-dizem-analistas-66723).

 

Para uma comparação clara de que este é o melhor momento para compra de fertilizantes, o Gerente Comercial de Insumos, Luciano Venicius Costa Ferreira, da Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus, fez o cálculo. "Em uma base adubo/soja, a relação para troca, está em média, 17 sacas de soja por tonelada de adubo na Cooperativa, completa.

 

Entre todos os fatores analisados, a conclusão:

O indicador atual está entre 17 e 20 sacas de soja, enquanto na série histórica a relação de troca ficava em torno de 21 sacas por tonelada. Sinal para a melhor relação de troca na compra de fertilizantes agora.

 

Please reload