Agricultura de Precisão converge em excelência de resultados e Alta Performance

19/05/2017

 

A Agricultura de Precisão é um tema abrangente, sistêmico e multidisciplinar. Não se limita a algumas culturas nem a algumas regiões. Trata-se de um sistema de manejo integrado de informações e tecnologias, fundamentado nos conceitos de que as variabilidades de espaço e tempo influenciam nos rendimentos dos cultivos.

 

A agricultura de precisão visa o gerenciamento mais detalhado do sistema de produção agrícola como um todo, não somente das aplicações de insumos ou de mapeamentos diversos, mas de todos os processos envolvidos na produção. Portanto, tecnologia, planejamento e gerenciamento são os fundamentos da Agricultura de Precisão.

 

A busca por maiores produtividades com o uso da Agricultura de Precisão implica em estratégias mais elaboradas que, normalmente, estão associadas àqueles que investiram mais em dados e conhecimento e dispõem de informação precisa para atestar aumento de produtividade.

 

Para o Engenheiro Agrônomo da Cooperativa Agroindustrial Bom Jesus, Carlos Alberto Klenki, “tudo isso é possível e a aplicação da Agricultura de Precisão pode ser em pequenas áreas ou em grandes propriedades, com o objetivo de levantar dados importantes para a tomada de decisão mais assertiva”, afirma.

“É complementada pelo uso de equipamentos que conferem precisão na aplicação do que foi planejado, gerando ganhos na maior eficiência de práticas adotadas e racionalização na utilização de insumos”, completa Carlos.

 

Agricultura de precisão, mapeamento de produtividade com Alta Performance também faz parte do trabalho da Cooperativa Bom Jesus, conheça o projeto, saiba como participar e a matéria completa, na próxima edição da Revista Bom Jesus, com depoimento de cooperados que participam do Alta Performance.

 

 

 

 

 

Please reload