Proibido o recebimento de embalagens flexíveis fora da "Embalagem de Resgate"

 

Em função da Resolução Estadual SEMA nº 057 de 2014 está proibido o recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos flexíveis fora do “saco de resgate” ou “embalagem de resgate”.

 

Com isso, considerando a Lei Estadual nº 12.493/1999 que estabelece princípios,, procedimentos, normas e critérios referentes a geração, acondicionamento,, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos no Estado do Paraná, visando controle da poluição, da contaminação e a minimização de seus impactos ambientais, resolve estabelecer requisitos, condições técnicas e obrigações para o recebimento, manuseio e destino das embalagens vazias de agrotóxicos e outras do meio rural.

 

No Art. 1º consta que, ficam obrigadas as lojas ou quem comercialize agrotóxicos no Estado do Paraná, fornecer sacos de resgate adequados para as embalagens de agrotóxicos aos seus consumidores (agricultores), quando o destino das embalagens se der através da destruição por incineração ou outros métodos, (ex. embalagens flexíveis e de tratamento de sementes), isto é, quando não couber a tríplice lavagem.

 

A partir de agora todas as embalagens de agrotóxicos flexíveis que estavam em contato com agrotóxico (sacos de plástico/papel), devem ser colocados pelo produtor dentro de um Bag especial, chamado saco de resgate, ou embalagem de resgate, para fazer a devolução nos dias de coleta.

Se as embalagens não estiverem acondicionadas neste saco, não serão recolhidas.

 

A Cooperativa Bom Jesus irá comercializar as “embalagens de resgate” em todos os entrepostos.

O dia de coleta de embalagens na Bom Jesus da Lapa é dia 19 de junho das 8h30 às 16h.

 

Para mais informações, procure a Bom Jesus na sua região e verifique o dia e horário de recebimento mais próximo.

 

Logística Reversa, mais informações, pelo site: www.inpev.org.br

 

Please reload