Febre Aftosa: Vacine os bovinos e búfalos

Febre Aftosa

 

Doença infecciosa aguda, causada por vírus, sendo uma das mais contagiosas que atingem os bovinos, búfalos, ovinos, caprinos e suínos.

Como combater a febre aftosa.

A vacinação tem papel fundamental na prevenção e erradicação da febre aftosa.

A forma mais eficiente, prática e barata de prevenção é por meio da vacinação dos bovinos e búfalos, durante as campanhas de vacinação que ocorrem a cada seis meses, sempre em maio e novembro. Na etapa de maio é obrigatória a vacinação dos bovinos e búfalos com idade até 24 meses. E agora na etapa de novembro, que inicia no dia 1º e vai até o dia 30 de novembro, todos os bovinos e búfalos existentes na propriedade devem ser vacinados, inclusive os bezerros com poucos dias de vida.

 

Procedimentos na Campanha de Vacinação

 

1) A Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa ocorre no mês de novembro. A vacinação e sua comprovação são obrigatórias. A comprovação deve ser feita até o dia 30 de novembro nas Unidades Locais de Sanidade Agropecuária da ADAPAR ou pela internet acessando a página da ADAPAR (www.adapar.pr.gov.br)

2) Na etapa de novembro é obrigatório vacinar todos os bovinos e búfalos, incluindo os bezerros com poucos dias de vida.

3) O produtor deve comprar a vacina nas casas agropecuárias. Ao comprar a vacina deve obter a Nota Fiscal de compra da vacina e o Comprovante de Vacinação e Atualização Cadastral.

4) A dose da vacina é de 5 ml para todos os animais, independente do peso e tamanho.

6) Para fazer a comprovação da vacinação nas Unidades Locais de Sanidade Agropecuária: levar as duas vias do Comprovante de Vacinação e Atualização Cadastral e a Nota Fiscal da compra da vacina;

 

Qualquer dúvida procure esclarecimento nas Unidades Locais de sua região e nos entrepostos da Bom Jesus você obtém mais informações e também as vacinas contra a febre aftosa.

 

Please reload