Racionalidade e cautela para o atual momento

 

 

A atual situação econômica e Política Brasileira, exige das empresas muita cautela e racionalidade, as decisões precisam ser tomadas com razão e embasadas tecnicamente, o conjunto de incertezas aumenta a cada dia em nosso País e isso dificulta sobremaneira o desenvolvimento dos negócios,  porém a  inercia, a paralização e os atropelos de decisões,  são os piores caminhos para enfrentar qualquer crise. Assim sendo, torna-se muito necessário seguir com planejamento bem feito, investimentos adequados e buscar o equilíbrio para enfrentar o momento.

 

Um importante desafio neste contexto, passa por fortalecer alguns pilares que dão sustentação para nossa cooperativa, Lideranças experientes em vários setores, cultura cooperativista definida, gestão de pessoas e avanços sólidos em governança e compliance. Chamo atenção para governança, em 2017 a Bom Jesus deu inicio à implantação do PDGC, um programa de gestão e governança baseado em uma ferramenta moderna, utilizada pelas principais empresas no Brasil e no mundo. Esse programa coordenado e patrocinado pelo sistema Ocepar, está sendo implantado pela maioria das cooperativas paranaenses, e proporciona a segurança de médio e longo prazo que o mercado exige das empresas hoje, segurança essa que vai além da solidez econômica em financeira, passa por garantias de estabilidade de gestão e governança das empresas no médio e longo prazo.

 

Dentro deste contexto a Bom Jesus procura buscar os aprimoramentos necessários para melhorar sua performance, respeitando evidentemente as diferenças entre o modelo de negócios cooperativista e os demais, o que requer uma adaptação importante neste aspecto, ressalto inclusive que os sistemas de governança sinalizam os valores de uma instituição.

 

O mercado como um todo sabe da segurança que a Bom Jesus oferece como uma empresa solida, mas a evolução em vários aspectos e principalmente na gestão é que perpetua cada vez mais essa percepção.  

Saudações cooperativistas.

                    

LUIZ ROBERTO BAGGIO

Diretor Presidente da Cooperativa Bom Jesus

Please reload