Jovens da Bom Jesus participaram do Jovemcoop 2018 e da Agroleite, em Castro

16/08/2018

 

Nos dias 13 e 14 de agosto aconteceu em Castro, na Cooperativa Castrolanda, o Jovemcoop 2018 – Encontro da Juventude Cooperativista Paranaense. Cerca de 200 jovens participaram do evento que teve a presença de jovens da Cooperativa Bom Jesus através do grupo de jovens, o BJovem. Além da Bom Jesus, estiveram presentes no 27º Jovemcoop representantes das cooperativas Camisc, Coagru, Cocamar, Cocari, Copagril, Copavel, Copacol, C.Vale, Integrada e Lar, além da anfitriã, Castrolanda.

 

Durante os dois dias de evento os jovens tiveram palestras voltadas a inovação e grande embasamento técnico. O primeiro dia teve a presença de Alexandre Pellaes que trouxe a palestra ‘Novo Significado de Trabalho e o Papel da Ação como Agente da Transformação’ na qual interagiu com o público trazendo conceitos de inovação. Também durante o primeiro dia, a Escola de Criatividade realizou o 15x15 onde jovens de várias cooperativas contaram suas experiências na atividade agrícola em 15 minutos. Já durante a tarde foi realizado um tour nos cooperados da Castrolanda para conhecer mais sobre os processos de atividade leiteira, produção de suínos e a Unidade de Beneficiamento de Sementes de Batata.

 

Para a jovem Fatima Tenchina, de Paula Freitas, o evento “foi sensacional! As histórias do 15X15 bem como as visitas técnicas abriram a minha mente para superar as dificuldades e correr atrás dos meus sonhos, voltei com uma nova visão a respeito da sucessão familiar. Já para Helcio Soczek, de Contenda, “o modelo que está começando a ser seguido no Jovencoop  na parte técnica com visitas em propriedades rurais e de outras localidades mostrando a realidade  funcional  de uma fazenda foi muito produtiva,  quem observou de um modo geral pode ver que tem muita coisa simples que mantem uma fazenda auto sustentável produtiva e muito lucrativa”, e acrescentou “deu pra absorver muita coisa para planejamento futuro de  cada propriedade”.

 

Para quem está participando do grupo de jovens a mais tempo vê a evolução do evento. Para Maria Loriana Sobanski, de Mallet, “cada Jovemcoop é uma experiência única. Neste ano o enfoque mais técnico e as vivências práticas contribuíram muito para o aprendizado e integração dos jovens, foi muito bom”, afirma a jovem.

 

Para conhecer e participar do BJovem, entre em contato com o entreposto mais próximo da Bom Jesus. Siga o BJovem também no facebook.com/bjovem.bj e saiba mais.

 

 

 

 Mariana Braga Marciniak, de São João do Triunfo, participou de uma mesa com Diego Hipólito.

 

Please reload