Cooperados da Lapa têm palestras sobre o Manejo da Cevada

27/05/2019

 

No dia 24 de maio, na Lapa, a Cooperativa Bom Jesus promoveu para uma palestra com cooperados que participarão do Projeto Cevada deste ano. O evento foi destinado a cooperados da Lapa e teve a participação das empresas parceiras BASF e Yara.

 

Durante o evento aconteceu uma palestra com o Engenheiro Agrônomo da Cooperativa Bom Jesus e responsável pelo sementeiro, Carlos Klenki, voltado a manejo da cultura de cevada. Carlos destacou a importância econômica da cultura e sua origem, mostrando as características regionais que a planta tem origem, assim como o mercado dela no Brasil e no mundo.

 

Um ponto destacado foi relacionado aos gargalos na produção, como por exemplo, os solos ácidos da região (por isso a correção é inevitável para a cultura), umidade e características climáticas, que podem influenciar no desenvolvimento, como a geada. Carlos apresentou também o sistema de plantio ideal para a cultura, o manejo de plantas daninhas, pragas e doenças, que diminuem os riscos de ter percas na colheita, como por exemplo, por giberela.

 

A Cooperativa Bom Jesus promove sua missão de desenvolvimento dos associados através da transferência de tecnologias, ou seja, pensando sempre num manejo consciente e adaptado a região, colocando mais uma fonte de renda para o cooperado e opção para manejo no inverno.

 

 

 

Please reload