Consciência ambiental e cuidado com o futuro: Projeto Escola no Campo 2019 realiza plantio de árvores e horta em escola de Palmeira

07/10/2019

 

No dia 04 de outubro, em Palmeira, aconteceu mais uma etapa do Projeto Escola no Campo 2019, na Escola Municipal do Campo da Colônia Maciel. Com a participação de alunos do 4° e 5° ano, o evento contou com a montagem de uma horta na escola e área de arborização para as crianças. Estiveram presentes no evento colaboradores da unidade da Bom Jesus de Palmeira, juntamente com seu gerente Luiz Fernando Mol; os assessores de comunicação e cooperativismo da Bom Jesus, Felipe Andrade e Tatiane Figura; e o RTV da Syngenta, Carlos Ferraz.  

 

O desenvolvimento do projeto contou com grande participação das crianças, utilizando materiais recicláveis para a montagem da horta, entre garrafas plásticas e pneus, além de todo conteúdo repassada as crianças através de apostilas elaboradas pela Fundação Abrinq. Para a diretora da escola, Profª Ana Paula Brunoski, “desde o início dessa proposta de fazer uma horta juntamente com a Cooperativa Bom Jesus, já estávamos na expectativa de como seria, recolhendo os materiais recicláveis para usar na horta. As professoras já desenvolvendo o material muito proveitoso e rico, conteúdo que se casou com os conteúdos das disciplinas. Nós pudemos atrelar esse conhecimento do conteúdo de cada série, com o conteúdo proposto sobre sustentabilidade”. Sobre o dia realizado na escola, a diretora comenta que “o dia de hoje (04 de outubro) foi muito proveitoso, as crianças participaram efetivamente, desde o preparo até o plantio, ficaram muito empolgadas, puderam ver na prática o que muitas vezes elas só veem em casa, pois a maioria dos pais são agricultores, então elas assistem, e hoje foi uma tarde toda trabalhada com isso  e inclusive dar valor ao trabalho dos pais como agricultor. Com certeza eles fizeram e viram como ficou eles vão querer cuidar e dar continuidade. Então foi realmente um projeto muito bom e valioso que a Bom Jesus trouxe a nossa escola”, finaliza Ana Paula.  

 

Para Tatiane Figura, coordenadora do Projeto Escola no Campo pela Bom Jesus, “este projeto é voltado especialmente para as crianças que estudam em escolas rurais, e a ação de fazermos uma horta e plantio de árvores na escola foi uma ideia em conjunto com as professoras e diretora, que nos apoiaram desde o início, e com a ajuda dos colaborados do entreposto da Bom Jesus de Palmeira. E o mais importante é a participação dos alunos desde a sala de aula e o que eles aprenderam e puderam ver na prática sobre sustentabilidade e responsabilidade ambiental”. 

 

Outra ação realizada com as crianças foi a entrega de uma muda de árvore nativa para cada uma delas, com o objetivo de fazer o plantio na sua casa. Outra etapa do projeto será na Lapa, com o encerramento das atividades em novembro, com visita na Cooperativa Bom Jesus e no centro histórico na Lapa.  

 

O Projeto Escola no Campo tem o intuito de resgatar o orgulho das crianças sobre a agricultura, mostrando como pode ser sustentável e com responsabilidade ambiental. 

 

> Confira fotos do evento: https://www.facebook.com/pg/coopbomjesus/photos/?tab=album&album_id=2607136489306859&__xts__%5B0%5D=68.ARA1QaAriDWqw_OFpwKKaRzOMsHZD6zhqgR3ot_2zh9jYBU1nOKBGSctMYvev2qHg6gTsyI2PCactDGWlxp_xwWvFxo_GiwJ0DaGBQQmNDfFYz6UPJzVrCLZQeGC6CK7F8aIHOiLY0jVIHu3r3_Q_--Bfwy2FAoBfqMF_7SlcOxErnEFwMIPCof_9jjnn4Nj6RnXbkplpfsG8V1bdemLa3f___eh9IA2SMlH5j75JaIkkNGXDuqQLTmkJTcA8VsfsdSq_sDRfRZ4GtDtvI4-gFMcsFZEZr91QVturOQaw6Ou1vnXXal85xx1RL8Ppqb4ShZzTcb-tBbkUu_W2pr30IGYOEWkCxGjtuhCT-wFxaIBStlZ7E7zjvlhSjc1ueAgNtK0JvTEY5Dne9btXHHXmvzdTB9eM5k63USYX1OD9r-yqUbSm94MHnhLtth4a117PuDWVAQmaADsTmhH3WtCF9-w3qcJBnzNcvw0jvC3rz180fjACKZiWBbkHZa5wg9m7EngNSo&__tn__=-U-R

 

Sobre o Projeto Escola no Campo 

O Projeto Escola no Campo é uma ação em conjunto com a Syngenta e Fundação Abrinq. São 20 anos de atuação e mais de 110 mil alunos atendidos em 15 estados. O projeto aborda temas relacionados a meio ambiente, a produção de alimentos e aos direitos das crianças e adolescentes. Na Cooperativa Bom Jesus o projeto acontece desde 1999 e já participaram cerca de 40 mil crianças. Além de diversos conteúdos relacionados ao meio ambiente e a proteção infantil, o projeto procura passar um forte conceito valorizando suas origens e raízes, e assim o orgulho de pertencer ao meio rural.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload