Coleta Legal apresenta sistema reverso de recebimento de embalagens veterinárias

21/02/2020

 

A Cooperativa Bom Jesus e a Atitude Ambiental tem uma parceria que auxilia o pecuarista na devolução das embalagens de uso veterinário. A "Coleta Legal" é uma iniciativa que trabalha com o sistema reverso de embalagens, ou seja, todas as embalagens de uso veterinário são devolvidas e encaminhadas para correta destinação, não entrando em contato com o meio ambiente, e podendo ser reaproveitadas ou recicladas em empresas do ramo. 

 

O que é a Coleta Legal? 

O objetivo é estabelecer critérios para a correta identificação, segregação (separação), coleta e destinação final dos resíduos de serviços de saúde animal gerados nas propriedades rurais de associados e clientes da Cooperativa Bom Jesus, de modo a  minimizar os possíveis impactos ambientais e fortalecer a logística reversa do setor.

 

Qual a sua abrangência?

Este procedimento se aplica a todos associados e clientes da Cooperativa Bom Jesus envolvidos com a pecuária de modo geral.

 

Como é feita a separação? 

Os pecuaristas tem que separar as embalagens de acordo com grupos pré estabelecidos. São eles: 

 

- Grupo A

São resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características de maior virulência ou concentração, podem apresentar risco de infecção.

 

> Ação: Deverão ser acondicionados em saco plástico de cor branca; Luvas contaminadas; a Material com sangue, mucosa, secreções, etc.; (Somente produtos adquiridos na Cooperativa Bom Jesus)

 

- Grupo B

Resíduos  perigosos, aqueles que em razão de suas características de:

○ Inflamabilidade;
○ Corrosividade;    
○ Reatividade;
○ Toxicidade;

○ Patogenicidade;
○ Carcinogenicidade;    
○ Teratogenicidade;
○ Mutagenicidade.

Apresentam significativo risco a saúde pública ou ao meio ambiente.

 

> Ação: Deverão ser colocados nas bombonas; Frascos de medicamentos; Frascos de Vacinas; Desinfetantes e desinfestantes. (Somente produtos adquiridos na Cooperativa Bom Jesus)

 

- Grupo E

Produtos como:  Seringas e agulhas;  Materiais Perfurocortantes. (Somente produtos adquiridos na Cooperativa Bom Jesus.)

 

> Ação: Deverão ser acondicionados em recipientes plásticos resistentes à ruptura e punctura; Identificação letra "E".

 

TODOS OS MATERIAIS DEPOIS DE SEPARADOS DEVERÃO SER ENTREGUES EM UM SACO PLÁSTICO OU RÁFIA

 

Em caso de dúvidas entre em contato com a Cooperativa Bom Jesus mais próxima da sua residência. 

Please reload